Festa Junina

A tradição das festas dos santos de junho é mantida muito fortemente no nordeste em contraste com outras regiões do país. Em Sergipe Santo Antônio, São João e São Pedro são homenageados nos quatro cantos do Estado com especial entusiasmo. Já na primeira semana de junho os devotos de Antônio o santo casamenteiro começam uma trezena na igreja do alto da colina em Aracaju, que segue até a grande comemoração no dia do santo, 13.

As fogueiras que são acessas nas portas das casas das familias sergipanas às vésperas dos dias dos santos, também são marcas da importância dos santos juninos para o povo dessa terra.

O auge da comemoração se concentra no São João, comemorado no dia 24, que espalha a festa por todo o Estado com muita fogueira, muita comida típica e muita alegria que contagia a todos. Em Estância a festa tem: Barco de Fogo, Batalha de Buscapés, Batucada, Pisa da Pólvora e Samba de Coco. Em Cristinápolis realiza-se o Concurso de sanfoneiros e casamento caipira, com desfiles de carroças e burros devidamente enfeitados. Em praticamente todos os 75 municípios sergipanos a festa do mais famoso dos santos de junho "pega fogo".

O São Pedro é especialmente comemorado no município de Capela para onde convergem milhares de pessoas para a tradicional festa do mastro. Muribeca é mais um dos que presta sua homenagem ao guardião dos portais do céu e fundador da igreja católica.

Durante o mes inteiro as ruas e forródromos se enchem de alegria com o povo e os turistas dançando muito forró, xote, xaxado e baião ritmos musicais genuinamente nordestinos. As quadrilhas, principalmente, e muitas outras manifestações folclóricas se destacam no ambiente festivo de junho em Sergipe.

Quer viver toda essa energia junina? Venha para Sergipe, você vai se contagiar com a alegria desse povo que mantem viva a tradição dessa grande festa no nosso país.

Comentários

Dani disse…
Pensou em viajar? É so acessar a RBH Praias: www.rbhpraias.com.br o melhor portal de turismo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Guia Sergipe Trade Tour

CAPELA O melhor São Pedro do Brasil !!!!