domingo, 5 de outubro de 2008

A Ponte do Imperador


Em 1860 o imperador D. Pedro II esteve em Sergipe. Para sua chegada em Aracaju, foi construido um ancoradouro para que o vapor Apa, que conduzia Sua Majestade e sua comitiva, pudesse ancorar.
Em 1904 a "ponte" passou por sua primeira reforma, alterando-se a estrutura original que era totalmente de madeira por material mais sofisticado ,metal e vidro,vindos da Inglaterra e um portal de castelo medieval. Nesse período ela ganhou o apelido de ponte metálica ou inglesa, denominação que alcançou os nossos dias.
Em 1920 nova reforma empreendida pelo construtor italiano Hugo Bozzi. O portal medieval foi substituido por dois torreões em alvenaria, simbolizando a identidade cultural sergipana, encimados por duas figuras ,em forma de escultura de índios (foto).
Em 1923 pousaram em Aracaju os primeiros aviões, ou melhor hidroaviões, que usaram a ponte como desembarcadouro e inauguraram os vôos para Sergipe. Antes da construção de nosso primeiro aeródromo, era na ponte que eles "ancoravam".
Através dos tempos a "ponte" foi um dos pontos mais visitados da cidade de Aracaju e hoje, depois de mais algumas reformas continua a ser destaque na vida da capital e ponto obrigatório de visitação para todos aqueles que vem conhecer a nossa bela capital.
Fonte: Prof MSC Amâncio Cardoso. Professor de História e Coordenador do Curso de Turismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe.

6 comentários:

Lenylson disse...

VLW Me ajudo muito no trabalho do colégio!!!!!!!

mãe de primeira viagem disse...

gostaria que tivesse fotos antigas da ponte do imperador

marcos disse...

queria também que tivesse foto de antigamente logo quando lançou a ponte do imperedar

LorD Savert disse...

Gostei, me ajudou muito no meu trabalho que por conhecidência é da matéria do senhor professor.

Anônimo disse...

Linda, essa ponte, e eu nem acredito que moro a poucos metros dessa raridade, preciso visita-la mais. Quanto ao pessoal que quer fotos mais antigas é só pesquisar no google em imagens que sai várias...

carlos vinicius disse...

me ajudou muito com o relatório que precisei entregar ao meus professores.