quarta-feira, 25 de junho de 2008

Festa Junina

A tradição das festas dos santos de junho é mantida muito fortemente no nordeste em contraste com outras regiões do país. Em Sergipe Santo Antônio, São João e São Pedro são homenageados nos quatro cantos do Estado com especial entusiasmo. Já na primeira semana de junho os devotos de Antônio o santo casamenteiro começam uma trezena na igreja do alto da colina em Aracaju, que segue até a grande comemoração no dia do santo, 13.

As fogueiras que são acessas nas portas das casas das familias sergipanas às vésperas dos dias dos santos, também são marcas da importância dos santos juninos para o povo dessa terra.

O auge da comemoração se concentra no São João, comemorado no dia 24, que espalha a festa por todo o Estado com muita fogueira, muita comida típica e muita alegria que contagia a todos. Em Estância a festa tem: Barco de Fogo, Batalha de Buscapés, Batucada, Pisa da Pólvora e Samba de Coco. Em Cristinápolis realiza-se o Concurso de sanfoneiros e casamento caipira, com desfiles de carroças e burros devidamente enfeitados. Em praticamente todos os 75 municípios sergipanos a festa do mais famoso dos santos de junho "pega fogo".

O São Pedro é especialmente comemorado no município de Capela para onde convergem milhares de pessoas para a tradicional festa do mastro. Muribeca é mais um dos que presta sua homenagem ao guardião dos portais do céu e fundador da igreja católica.

Durante o mes inteiro as ruas e forródromos se enchem de alegria com o povo e os turistas dançando muito forró, xote, xaxado e baião ritmos musicais genuinamente nordestinos. As quadrilhas, principalmente, e muitas outras manifestações folclóricas se destacam no ambiente festivo de junho em Sergipe.

Quer viver toda essa energia junina? Venha para Sergipe, você vai se contagiar com a alegria desse povo que mantem viva a tradição dessa grande festa no nosso país.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Cidades Turísticas - JAPARATUBA

Em pesquisa

Cidades Turísticas - ITAPORANGA D'AJUDA

Itaporanga significa pedra bonita na lingua tupi,e foi terra de bravos. A região foi das que mais resistiu à ocupação branca europeia. Primeiro portugueses e franceses, e em seguida os holandeses. Todos sentiram a força da resistência dos nativos da região, inicialmente comandados pelo cacique Surubi. Só em meados de 1753 finalmente os portugueses tomaram posse das férteis terras banhadas pelo rio Vaza Barris.
O destaque no turismo em Itaporanga d'Ajuda é a praia da Caueira.
Vindo a Sergipe, não deixe de visitar o litoral sul e a Caueira.

Cidades Turísticas - I T A B A I A N A


Naquela serra tem uma aldeia onde mora alguem, esse é o significado indigena do nome Itabaiana que é uma das mais importantes cidades do Estado. Localizada na região do agreste a cidade tem um comércio pujante característica marcante do povo itabaianense. Suas feiras (quartas e sábados) atraem pessoas da região e até da capital.
É forte também em Itabaiana o comércio de joias fabricadas em ouro e folheadas.
Em junho, mais precisamente no dia 13, data comemorativa do
Padroeiro - Santo Antônio - acontece na cidade a grande Festa dos Caminhoneiros. Itabaiana tem uma forte participação na produção de carrocerias para caminhões o que atrai para a cidade profissionais das estradas de todo o país.


A serra de Itabaiana é um dos destinos mais visitados da região, para quem gosta de desbravar trilhas a serra é o caminho a seguir. O parque dos falcões é uma das atrações na serra.

Foto - Igreja matriz de Santo Antônio.



Fonte: História dos municípios - Jornal Cinform - 2002

Cidades Turísticas - I T A B I

Encravado no semi-árido sergipano o pequeno município de Itabi tem como vizinhos os municípios de Gararu, Canhoba,Nossa Senhora de Lourdes, Graccho Cardoso e Aquidabã. Não é um municipio de marcante presença socio econômica na região, mas se agiganta qdo chega a sua famosíssima Corrida de Jegue.

Proporcionando boas gargalhadas a Corrida acontece anualmente no município. É uma competição feita sobre jegues, abundantes nas regiões árida e semi-árida do nordeste, onde durante o percurso os condutores se deparam com situações inusitadas. Ganha a competição quem conseguir chegar ao final do percurso em menor tempo. Essa deliciosa festa já atraiu a atenção da grande mídia brasileira sendo algumas vezes motivo de reportagens especiais apresentadas nas TVs no Brasil e até no exterior.
Há premios diversos para os vencedores das corridas e também para a melhor caracterização e postura do animal.

A corrida acontece sempre na segunda semana do mês de setembro, durante a festa do padroeiro da cidade - São Benedito.

Cidades Turísticas - ILHA DAS FLORES

A cidade de Ilha das Flores era conhecida como Ilha dos Bois, por ter nascido de um curral de gado. Posteriormente teve seu nome trocado para Ilha das Flores pela grande quantidade delas nas terras do município. Fica localizada na região nordeste do Estado, às margens do Rio São Francisco. Durante a semana santa o ritual de auto flagelação dos penitentes atrai para o município uma grande quantidade de visitantes.

Cidades Turísticas - E S T Â N C I A

Quando esteve em Estância no ano de 1860 Dom Pedro II batizou-a de cidade jardim. A bela Estância guarda em suas ruas, praças e monumentos um ar bucólico que a faz fascinante. Localizada ao sul do Estado e distante 68 quilômetros da capital, é conhecida nacionalmente pela tradição de suas festas juninas. O barco de fogo; a guerra de espadas; apresentação de quadrilhas e shows de forró são as suas atrações mais conhecidas.

As belas praias de Estância estão também entre seus melhores atrativos: do Saco, Abais e das Dunas são os destinos prediletos para aqueles que gostam de curtir à beira mar no litoral sul do Estado. A lagoa do Abaís formada pelas lagoas Grande, Funda, Escura e Azul é cercada de dunas e é uma das paisagens mais belas da região.

O artesanato de Estância está entre os mais belos da região: rendas, bordados e bonecas de pano trabalhos com coco e santos de estilo barroco são alguns dos itens encontrados por lá.

sábado, 21 de junho de 2008

Aracaju em fotos.





Cidades Turísticas - C A P E L A

Capela é sinônimo de São Pedro. São Pedro em Capela é sinônimo de FESTA DO MASTRO.

Sergipe festeja em junho os santos: Antônio, João e Pedro, mas em Capela o "quente" mesmo é o São Pedro. Em 29 de junho milhares de pessoas se deslocam de Sergipe, do Brasil e do mundo para participar da Festa do mastro em Capela.

A festa,consiste no abate de uma grande árvore nas matas próximas da cidade que trazida nos ombros, por centenas de pessoas, em meio a um enorme lamaçal é erguida numa das praças transformando-se no "mastro". Nos seus galhos superiores são colocadas "prendas" que à noite com a queima do mastro e sua derrubada são coletadas em meio a algazarra dos participantes.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Marinete do Forró 2008 - Fotos





A marinete do forró espalha alegria pelas ruas de Aracaju. Todos os dias, entre 14 e 29 de junho, esse já tradicional "produto" do período junino na capital de todos os sergipanos acompanhada pelo trio de forró de Robertinho dos 8 baixos anima a folia sob a batuta do competente guia de turismo Prof. Paulo Cesar.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cidades Turísticas - BREJO GRANDE

Em 1542 Portugueses e Holandeses descobriram Brejo Grande. Até 1926 a cidade que dista 137 quilômetros da capital Aracaju, permaneceu na condição de povoado, Em 02 de outubro emancipou-se do município de Vila Nova, atual Neópolis. Desde então a cidade teve duas denominações: São Francisco e Piripitinga, adotando em definitivo a denominação de Brejo Grande em fevereiro de 1954.

A cidade que se localiza às margens do rio São Francisco e sua população é de 7.760 habitantes distribuidos numa área de 149,2 km², possui um excelente potencial para o mercado turístico, já que é formada por dezenas de pequenas ilhas, com denso e rico manguezal, uma exuberância da natureza que deu a Brejo Grande também o privilégio de ser responsável pela foz do Velho Chico, espetáculo que encanta os turístas, especialmente em noites de lua cheia.

Chega-se a Brejo grande partindo de Aracaju em vans fretadas e em seguida embarca-se em catamarãs que levam os turistas até a foz do rio num passeio inesquecível.

O Farol do Cabeço é um espetáculo à parte no passeio que se faz à foz do São Francisco. Localizado no povoado Cabeço, que já foi quase totalmente tomado pelas águas do rio e do oceano atlântico, o antigo farol, que tem apenas uma ponta descoberta se tornou atrativo turístico da cidade. A praia fluvial é outro atrativo turístico do povoado.

Fontes:
Wikipédia
Guia Sergipe Trade Tour

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cidades Turísticas - BARRA DOS COQUEIROS


A cidade de Barra dos Coqueiros teve sua importância estratégica para o turismo sergipano aumentada a partir da inauguração da ponte Aracaju Barra do Coqueiros, que facilitou sobremaneira o acesso ao município que fica localizado na ilha de Santa Luzia.
Com uma população em torno dos 20 mil habitantes, numa área aproximada de 88 km² a cidade que está situada na margem esquerda do rio sergipe, logo a frente da capital Aracaju, tem em suas praias os seus principais atrativos. A praia da Atalaia Nova, situada na foz do rio é uma das mais frequentadas. Com o chegada da ponte, a praia da costa também se tornou atraente para quem visita o município. A praia do Jatobá é mais uma das praias contempladas nos 30 kms de litoral em Barra dos Coqueiros. A ilha de Santa Luzia tem enorme potencial turístico com imensas areas ainda despovoadas. Recentemente, inaugurou-se por lá o Resort Starfish , o primeiro resort inaugurado em terras sergipanas.

O nome do municipio tem tudo a ver com a extensa área de coqueirais que se espalham por toda a ilha.

Cidades Turísticas - AREIA BRANCA

A pequenina Areia Branca com aproximadamente 16 mil habitantes distribuidos em 128 km² de area, se agiganta quando chega a maior festa do ano na região nordeste. É lá que a alegria da festa dos 3 santos começa, ainda no último dia do mes de maio. O forródromo da cidade recebe uma multidão ávida por começar a dançar o forró que vai se estender até o fim de junho Sergipe afora. Portanto, vindo ao Estado nos meses de maio e junho não deixe de visitar a "porta de entrada" para a maior festa da região nordeste.

O poço das moças, piscina natural no meio da mata atlântica, na estação ecológica da Serra de Itabaiana é mais um dos atrativos de Areia Branca.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Marinete do forró vem ai.


marinete
Upload feito originalmente por vinicius1358
A partir do próximo dia 14 Aracaju terá mais uma atração para aqueles que vem à cidade curtir o São João. É a marinete do forró - um onibus adaptado(foto ao lado) para levar os turistas que nos visitam a passear pelos principais pontos turísticos da cidade. Saindo da orla da praia de Atalaia,em frente ao Hotel da Costa e parando nas portas dos principais hoteis da região, a marinete , decorada com motivos juninos e trazendo um trio de forró pé de serra para animar o trajeto que segue pela Avenida Beira Mar passando pelos bairros Farolandia, 13 de julho,com parada no mirante e Salgado Filho até chegar ao centro da cidade quando então pára novamente nos mercados municipais (onde será realizado o Forrocaju). Orlinha do bairro Industrial, alto da colina do Santo Antonio e Centro de turismo são outros destinos da marinete que finalmente retorna à Atalaia para devolver todos para os seus hoteis.
E o bom é que tudo isso é totalmente gratuito, oferta da Prefeitura Municipal de Aracaju a todos os que vem visitar a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil.

domingo, 1 de junho de 2008

Forró em Sergipe - A folia está começando

Junho chegou e com ele a festa mais espetacular que Sergipe promove todos os anos já está no ar.

Desde o dia 30 de maio, quando o Forró Siri , em Nossa Senhora do Socorro, deu a largada que o forró domina a cena em Sergipe. Ontem, 31/05 foi a vez de Areia Branca com seu tradicional forró de paz e amor, enchendo o forródromo da cidade de gente vinda de todos os cantos de Sergipe , do Brasil e do mundo, pra dançar até o dia raiar. Capela também já está com a sua festa bombando. Em Aracaju, o Arraiá do Povo, patrocinado pelo governo do estado , tem sua abertura hoje, na orla da praia de Atalaia. Clemilda, Adelmário Coelho e Banda Calypso dão o pontapé inicial para a festa na capital.



Ainda em processo de montagem o forrocaju, que é a festa maior na capital do estado, vem esse ano com força total para reeditar os anos anteriores em que mais de 100 mil pessoas, segundo estimativas oficiais, dançam e cantam até o raiar do dia em clima de paz e tranquilidade.



A medida que os dias vão passando, as festas vão se multiplicando pelos quatro cantos de Sergipe e, se você ainda fez a sua reserva num dos hoteis da cidade , e pretende vir aproveitar a folia é melhor correr por que os hoteis estão prevendo lotação de 100% de seus quartos até o fim do mes.



Venham logo, não percam tempo e aproveitem essa que já é uma das melhores festas juninas do Brasil.



Sejam todos muito bem vindos !!!!

Abaixo a programação do - Arraiá do Povo:

01/06 - domingo
Arraial Lampião e Maria Bonita

18h - Trio Vassoural e Iracema do Forró.
PALCO CLEMILDA
21h - Zé Américo de Campo do Brito
23h - Clemilda
00h30- Adelmário Coelho
02h - Banda Calypso

03/06 - terça feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Negão do Xaxado

04/06 - quarta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Asa Branca e Trio Xamego Nordestino

05/06 quinta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Ceará e Trio Cacula Nordestino

PALCO CLEMILDA
21h - Joseany dy Josa
23h - Lourinho do Acordeon
00h30 - Forró Brasil
02h - Cavaleiros do Forró

06/06 sexta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Itapuã e Trio Estrela do Norte

PALCO CLEMILDA
21H - Antonio Carlos du Aracaju
23h - Nino Karva
00h30 - Santanna
02h - Mulheres Perdidas

07/06 sábado
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Coração do Nordeste e Trio Forrozeiro do Norte

PALCO CLEMILDA
21h - Sena
21h - Vô de Xote
23h - Alcymar Monteiro
02h - Fogo na Saia

08/06 domingo
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Pávio do Forro e Trio Lua de Prata

10/06 terça feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Repente

11/06 quarta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Karmem Oliveira e Trio Borborema

12/06 quinta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Capunga do Forró e Trio Piauí

PALCO CLEMILDA
21h - Zé Rozendo e Marluce
23h - Mestiça Raiz
23h - Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha
02h - Banda Magnificos

13/06 sexta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Tina Alves e Trio Catuense

PALCO CLEMILDA
21h - Erivaldo de Carira
23h - Trio Nordestino
0h30 - Cacau Brasil
02h - Mastruz com Leite

14/06 sábado
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Voz de Ouro e Trio Real

PALCO CLEMILDA
21h - Amorosa
23h - Xote Baião
0h30 - Glaucio Costa
02h - Forró Maior

15/06 domingo
Arraial Lampião e Maria Bonita
Arraiá Infantil
16h - Mamulengo de Cheiroso
18h - Xote de Viola

17/06 terça feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Assanhadinho do Forró

18/06 quarta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Forró Bis e Trio Sol do Nordeste

19/06 quinta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Ravengar e Trio Geração

20/06 sexta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Espinho do Mandacaru Trio Capim Canela

21/06 sábado
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Jailson do Acordeon e Nordestino do Ritmo

PALCO CLEMILDA
21h - Zé Costa
23h - Xotirado
0h30 - Genival Lacerda
02h - Painel de Controle

22/06 domingo
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Café Cuado Trio Ralacoxa

23/06 segunda feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Robertinho dos 8 baixos e Trio Forró com Farinha

PALCO CLEMILDA
21h - Virginia Fontes
23h - Sergival
0h30 - Mestre Zinho
02h - Cintura Fina

24/06 terça feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Cascavel e Trio Itaporanga

PALCO CLEMILDA
21h - Rogério
23h - Passarada do Ritmo
0h30 - Jorge de Altinho
02h - Forrozão Baby Som

25/06 quarta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Correia dos 8 baixos e Trio Nordestinos do Forró

PALCO CLEMILDA
21h - Joésia Ramos
23h - Naurêa
0h30 - Zé Tramela
02h - Aviões do Forró

26/06 quinta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Caçarema do Forró e Trio Amizade

PALCO CLEMILDA
21h - Luiz Paulo
23h - Casaca de Couro
0h30 - Geraldinho Lins
02h - Gatinha Manhosa

27/06 sexta feira
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Trio Cariri e Trio Xamego Bom

28/06 sábado
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Orquestra Sanfônica de Aracaju e Edgar do Acordeon

29/06 domingo
Arraial Lampião e Maria Bonita
18h - Ismael e os Filhos do Nordeste e Cabeça de Frade.

Ufa !!!!! É forró que não acaba mais........então vamos forrofiar minha gente !!!!!