segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cidades Turísticas - POÇO REDONDO


A história do cangaço nordestino teve um dos seu capítulos derradeiros na Fazenda de Angicos, às margens do rio São Francisco, no município de Poço Redondo. Em uma grota, no ano de 1938, Lampião, Maria Bonita e mais alguns integrantes de seu famoso bando foram surpreendidos por uma das muitas volantes que os perseguia pela caatinga. Dalí saíram mortos para a execração pública no Recife onde suas cabeças foram expostas em praça pública. Esse cantinho do nordeste virou espaço de visitação para todos aqueles que de uma forma ou de outra se interessam por essa parte da história do cangaço em nosso país.

Poço Redondo fica a 184 kms de Aracaju e pode ser alcançado facilmente através de onibus ou em vans especialmente fretadas. A região é bem servida de hotéis que promovem visitas à grota que contou a história derradeira desse personagem tão controvérso da história desse pais - Virgulino Ferreira da Silva - o Lampião.

Cidades Turísticas - P I R A M B U

O município de Pirambu nasceu, de uma colônia de pescadores. É um dos maiores centros pesqueiros do Estado. O nome do município tem origem no nome de um peixe muito comum na região. O camarão retirado das aguas próximas, é comercializado em todo o Estado e em outras cidades da região como: Salvador, Maceió, Recife, Natal e Fortaleza. Inicialmente era apenas um povoado ligado ao município de Japaratuba mas, em 1965 foi alçado a condição de sede de municipio.
Situada a 76kms de Aracaju, e agora, com acesso facilitado pela construção da ponte Aracaju Barra dos coqueiros, o que reduziu sobremaneira o tempo de chegada até esse cantinho especial do litoral norte sergipano.

Em Pirambu o turista vai encontrar a Reserva biológica Santa Isabel, uma das sedes do Projeto Tamar em Sergipe e se encantar com as tartarugas marinhas que lá são estudadas e preservadas. Detalhe: acesso grátis.

Na lagoa redonda, um ponto paradisíaco da região, os turistas aproveitam as ondulações para a pratica do "ski-bunda" - uma variação do sandboard que é descer o areal escorregando sentado, prática muito comum nas dunas da região.
A vegetação de Pirambu é bastante variada. Na praia predominam os coqueiros (foto) com campos de dunas, matas de restinga e manguezal onde são encontrados os famosos carangueijos que são considerados por muitos os melhores da região nordeste.



Fonte: História dos Municípios - Jornal Cinform.

Cidades Turísticas - P A C A T U B A


Em pesquisa

Cidades Turísticas - Nossa Senhora do Socorro

A cidade é parte da grande Aracaju e tem uma das maiores populações do Estado. Aliás, a região que hoje está localizada a capital Aracaju pertenceu a Nossa Senhora do Socorro até que Ignácio Joaquim Barbosa, o presidente (governador) da província resolveu transferir a capital de São Cristovão para a 'barra do cotinguiba'.
O municipio foi um dos grandes produtores de sal da região até meados do século XX.
A Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das mais antigas de Sergipe. Ela não tem nenhuma documentação sobre sua construção, mas na soleira da sacristia, à direita, há uma inscrição com a data de 1714
No São João o Forró Siri, realizado no Conjunto João Alves Filho, rivaliza com as maiores e melhores festas juninas da região.


Fonte:
Historia dos Municipios - Cinform Municipios. 2002

Cidades Turísticas - N E Ó P O L I S

Cidade situada às margens do rio São Francisco, Neópolis tem no carnaval uma das mais concorridas festas momescas. O frevó rola solto pelas ruas da bela cidade ribeirinha.


Aguarde mais informações sobre Neópolis

Cidades Turísticas - M U R I B E C A

Alçado a categoria de município a partir de de 1938, a cidade de Muribeca, antes conhecida como Sitio do meio tem como principais atividades econômicas a pecuária, a agricultura e o artesanato. As mãos hábeis de seus artesãos produzem maravilhas em bordados de ponto de cruz, rendendê e crochê, esteirão, cestas e ralo de milho.
Mas é no São Pedro que a cidade ferve. O ponto alto das comemorações juninas da cidade é o dia 29/06. Vale a pena dar uma passadinha por lá pra dançar o baião, o xaxado , o xote e o forró.






Fonte: História dos Municipios - Jornal Cinform.

domingo, 13 de julho de 2008

Fotos de A R A C A J U

Mercado Antonio Franco
Igreja do Santo Antonio
Ponte do Imperador
Estuário do rio Sergipe
Terminal de Integração da Rodoviária Nova
Colégio Atheneu Sergipense
Vista aérea de Aracaju
Lago da orla da praia de Atalaia
Vista aérea - destaque para o Shopping Riomar

quarta-feira, 2 de julho de 2008

É tempo de férias !!!

E nada melhor do que vir descansar em Sergipe. Sentar numa cadeira na praia, pedir uma cervejinha bem gelada ou uma água de coco, degustar um delicioso carangueijo ou uma maravilhosa muqueca. Praias você tem um monte delas para escolher, a badalada Atalaia em Aracaju e suas diversas vizinhas: Praia dos Artistas, Aruana, Robalo, Naufragos e Mosqueiro isso para falar só das praias de Aracaju. Na ilha de Santa Luzia temos Atalaia Nova, Praia da Costa e Jatobá. No litoral sul,em Itaporanga d'Ajuda temos Caueira, lá para as bandas de Estância, Abais, do Saco e da Dunas; Pirambu no litoral norte. São dezenas de quilômetros de praias, a maioria delas com areias firmes e aguas mornas. Mangue Seco, a terra de Tieta, fica logo alí, do outro lado do rio Real, na Bahia, divisa com o município de Estância, um passeio para guardar na memória para o resto da vida. Estamos no inverno, mas não se esqueça que você está no nordeste, portanto - Vamos às praias !!!!

Se preferir temos os passeios de catamarãs nos rios: Sergipe, Poxim, São Francisco: de Brejo Grande até a sua foz e de Xingó, no lago da Hidrelétrica (imperdível).

Temos as cidades históricas: São Cristovão ( a quarta cidade mais antiga do Brasi) patrimônico histórico nacional e Laranjeiras com a presença marcante do folclore sergipano.

E não deixe de fazer um "city tour" pela nossa capital. Passeie pelo Bairro 13 de julho, conheça o seu calçadão e não deixe de visitar o mirante da 13. De lá você vai ter uma vista deslumbrante da região e principalmente do seu manguezal , dos rios Sergipe e Poxim que se encontram na região antes de desaguarem nas águas do oceano Atlântico. Vá depois aos mercados municipais, saborear comidinhas típicas e conhecer o rico artesanato sergipano. Aproveite a proximidade e vá até a Orlinha do Bairro Industrial onde você vai encontrar mais artesanato no Centro de Artesanato Chica Chaves e vai ter uma bela visão da ponte Construtor João Alves, mais conhecida como ponte Aracaju Barra dos Coqueiros. A colina do Santo Antônio, bem pertinho da orlinha, é outro lugar a ser visitado por todos. Lá do alto se vislumbra parte do centro da cidade, o rio sergipe, e os bairros industrial e Santo Antônio. O Centro de Turismo e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, padroeira da nossa capital, são visitas obrigatórias para quem faz o "city tour" em Aracaju.A orla de Atalaia é também passagem obrigatória para todos aqueles que vem nos visitar. Tida como a mais bela orla do Brasil Atalaia encanta por seus diversos equipamentos. O Oceanário na região dos lagos é uma dica interessante para todos. E para encerrar, porque ninguém é de ferro, a noite convida a uma passadinha pela passarela do Carangueijo. Sugerimos visitar o Bar e restaurante Cariri para dançar um forrozinho gostoso ou ainda o badalado bar Amanda, com um dos melhores atendimentos da região.

Quer aventura? Vã até Itabaiana e visite o Parque dos Falcões e faça uma caminhada pela Serra de Itabaiana. Outra atividade correlata é a trilha do cangaço, em Canindé do São Francisco, para conhecer a gruta de Angico, lugar onde o bando de Lampião travou sua última batalha com a "volante" do Tenente Bezerra.

Sergipe tem muitos outros encantos. Passe pelo menos uma semana por aqui, e conviva com esse povo ordeiro e caloroso para com os que nos visitam. Mas tenham muito cuidado, vocês podem gostar tanto e resolverem ficar de vez por aqui.