domingo, 5 de outubro de 2008

A Ponte do Imperador


Em 1860 o imperador D. Pedro II esteve em Sergipe. Para sua chegada em Aracaju, foi construido um ancoradouro para que o vapor Apa, que conduzia Sua Majestade e sua comitiva, pudesse ancorar.
Em 1904 a "ponte" passou por sua primeira reforma, alterando-se a estrutura original que era totalmente de madeira por material mais sofisticado ,metal e vidro,vindos da Inglaterra e um portal de castelo medieval. Nesse período ela ganhou o apelido de ponte metálica ou inglesa, denominação que alcançou os nossos dias.
Em 1920 nova reforma empreendida pelo construtor italiano Hugo Bozzi. O portal medieval foi substituido por dois torreões em alvenaria, simbolizando a identidade cultural sergipana, encimados por duas figuras ,em forma de escultura de índios (foto).
Em 1923 pousaram em Aracaju os primeiros aviões, ou melhor hidroaviões, que usaram a ponte como desembarcadouro e inauguraram os vôos para Sergipe. Antes da construção de nosso primeiro aeródromo, era na ponte que eles "ancoravam".
Através dos tempos a "ponte" foi um dos pontos mais visitados da cidade de Aracaju e hoje, depois de mais algumas reformas continua a ser destaque na vida da capital e ponto obrigatório de visitação para todos aqueles que vem conhecer a nossa bela capital.
Fonte: Prof MSC Amâncio Cardoso. Professor de História e Coordenador do Curso de Turismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe.